NOTÍCIAS

Fique ligado por tudo que acontece, novidades, curiosidades e afins.

IMPORTANTE EXAME NO SANGUE ESPECÍFICO (CHUMBO SANGUÍNEO)

- 08/01/2019

Pessoal,

Todo atirador que esteja ativo em seus treinamentos(1x ao mês e até cada 3 meses) deve realizar exame no sangue específico(chumbo sanguíneo) para verificar o nivel de chumbo no organismo.
Os valores são :
De 10 à 25 não é perigosou mas é aconselhavel limitar/diminuuir contato com a fonte. 

De 25 à 49, é necessario se afastar da fonte pois pode causar sintomas.(irritabilidade, cefaleia, tremor muscular, perda de memória e capacidade de concentração, chegando até delírio, alucinações e coma) em suma, o principal afetado é o cérebro!!!

Acima de 50 é considerado perigoso e há possibilidade de envenenamento no qual é necessario atenção medica e tratamento com urgência.

A maior fonte de chumbo no tiro são pontas de chumbo e o segundo maior são as espoletas.   Pois é o chumbo é um dos ingredientes principais da espoleta que quando é detonada, o chumbo vira vapor e fica no ar por bastante tempo.  Por isto é muito importante atirar em lugar bem ventilado.  A contaminação por chumbo é extremamente perigosa principalmente para quem atira em estande fechado.
Um atirador que treina agentes do governo americano citou que 98% do chumbo no sangue é absorvido atrás da boca e nariz, por isto é muito importante lavar o rosto.(Fonte Dr. Brian Enos, entidade no assunto).

Dicas em resumo para reduzir contato com chumbo. 

No estande:

> Nunca comer no estande sem antes lavar bem as mãos e rosto.
> Beber só de garrafas com tampa que cobrem o bico ou canudo.
> Lavar as mãos e ROSTO imediatamente após o treino.
> Trocar de roupa e sapato antes de entrar no carro ou na casa pois chumbo se espalha facilmente.  Este cuidado é importante se há crianças na sua familia.
> Tomar banho imediatamente quando chegar em casa.

Em casa:

> Pra quem usa o tamboreador da Dillon pra limpar capsulas, tomar bastante cuidado na hora de separar as capsulas dos grãos pois o pó que levanta contém bastante residuo de chumbo das capsulas sujas e polvora não queimada.  É importante que se faça este processo fora da casa!
> Usar luvas de latex pra fazer recarga, manusear capsulas sujas e limpar as armas, isso mesmo...ao limpar as armas.
> Lavar bem as mãos, braços e rosto após recarga e limpeza.

Não sei se vcs sabem mas o pintor Cândido Portinari, morreu de intoxicação das tintas que na época continham bastante chumbo.

Existem no mercado luvas químicas e se pode mandar manipular um protetor quimico é chamado  de Fomblin que se pode fazer para manipulação (Fomblin 3-5 % em base nao gordurosa tipo lanette ou creme base oil free).

Os exames para nós atiradores devem ser feitos anualmente quem tem nível alto de chumbo no sangue, deve procurar a medicina ortomolecular.

Bem fica a mensagem.
Abraços
Boms tiros! ✔